“UMA MORTE BOBA.” (Sermões)

Mateus 14:1-12

Introd.: Ouvimos, vemos e lemos histórias de homens que deram a sua vida por algo, ou que morreram em virtude de estarem defendendo algo. Em fevereiro de 2000 “6a. feira, um adolescente foi morto num ônibus porque não queria entregar seu celular a dois bandidos.” Bandidos morrem defendendo a sua liberdade, seu direito de fazerem o que bem entendem. Jesus morreu para pagar nossos pecados. Profetas morreram enquanto anunciavam a palavra do Senhor. Mas por que morreu João Batista? Por causa de um juramento? Por causa de uma festa? Por causa de uma vingança?Por causa da palavra de Deus? Por que morreu João Batista?

1. O que o juramento tem a ver com a morte de João Batista?

Quando Herodes prometeu à filha de Herodias lhe dar o que pedisse, ele sabia o que estava fazendo, tanto que levou muito a sério o cumprimento da palavra. Podia não fazê-lo! Foi leviano o juramento? Não há como julgarmos isto, pois ela poderia pedir qualquer outra coisa, como jóias. Algo simples. Herodias preparou uma armadilha. Eu creio que João Batista não morreu por causa do juramento de Herodes.

2. O que a festa tem a ver com a morte de João Batista?

Foi o cenário da promessa e do cumprimento do juramento do rei. A festa não havia sido convocada para isso. Festa é momento de alegria, não de tristeza. Festa não acontece para alguém ser morto. Este também não foi o motivo da morte de João Batista.

3. Vingança – o que a vingança de Herodias tem a ver com a morte de João Batista?

A narrativa mostra que a atuação de João Batista, diante da vida que Herodias, mulher de Filipe, levava, casando com Herodes Antipas, causou uma ferida profunda no ego desta mulher. Marcos 6:19,20. O que João Batista poderia fazer a ela? Nada. Ele tinha algum poder para interferir? Não. Então o que aconteceu a Herodias? Ela apenas queria se livrar da culpa anulando o pregador da verdade. Queria pecar, sem ouvir que é pecado. E aqui chegamos à última pergunta?

4. O que a palavra de Deus tem a ver com a morte de João Batista?

Multidões iam a João Batista para ouví-lo e serem batizados por ele. Não sabemos como, mas chegou ao ouvido de João Batista, que Herodes antipas se divorciara da filha do rei das Arábias – Aretas e se casara com Herodias, que era mulher de Filipe e mãe de Salomé, a moça que dansou. Isto era adultério. Também não sabemos como Juão Batista chegou a Herodes para falar-lhe deste pecado. Sabemos, de acordo com Marcos 6:20, que Herodes gostava de ouvir João Batista na prisão.

Mas por que morreu João Batista? Por falar a verdade. Ele não poderia se omitir? Claro que podia, seria muito mais fácil. Haveria tantas desculpas:Herodes nem judeu era, era idumeu; não era temente a Deus; Era só um adultério; Aliás, era só um divórcio e um novo casamento. Não fizeram tudo direitinho? Mesmo sendo um adultério, o que é isso para um governante gentio? Salomão não tinha mil mulheres?

Mas por que morreu João Batista? POR QUE ERA MENSAGEIRO DE DEUS E DEUS AMAVA A HERODES E A HERODIAS  e queria livrá-los dos seus pecados. Era só um pecado. João falara do pecado e fora preso por causa disso. Só isso?

João Batista não morreu por causa do pecado de Herodes, mas por ter falado a Herodes sobre o seu pecado. Morte boba, não? Devia ser teimoso, diríamos nós. Fanático. Alias, Deus é. Deus é fanático. Ele leva a Sua Palavra às últimas consequências.

Conclusão: Morrer por um pecado do outro. Como Deus leva a sério o pecado.. João Batista morreu por falar do pecado de Herodes, mas Jesus morreu por meus e seus pecados. Nós os cometemos. Nós somos pecadores, mas quem morreu, quem pagou os pecados, foi Jesus. I Coríntios 15:3 “que Cristo morreu por nossos pecados”… “Morte boba”, valeu a pena? Era preciso? Deus disse que sim em Lucas 24:25-26. Porque o pecado sempre gera a morte: Tiago 1:14-15. Não existe pecado bobo. Todo pecado é para a morte. E Jesus morreu por todos os nossos pecados. Seu pecado é para a morte!!! Romanos 6:23.

Morte boba é se você morrer nos seus pecados, que já foram pagos por Jesus, e Ele pode perdoá-lo. João 11:25-27 “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? – Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o filho de Deus, que havia de vir ao mundo.”

Pr.HWRosin

Pregado em: 20/02/2000 – Pib Urucânia; 08/05/2002 – IB do Viegas. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: