ATRAVÉS DA BÍBLIA (Sermões)

Atos 2:1-13.

Introd.: O que eu poderia falar neste dia , senão que é importante ler a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus e é na Bíblia que Deus se revela. Mostra como, e com que carinho e intensidade, ele quer salvar o homem da escravidão do pecado. Como devo estar de coração aberto e ouvidos  atentos para ouvir e entender o que Deus tem a me dizer. Mas, como faço isso de uma forma que de fato entenda?

Vamos destacar algumas coisas deste texto:

 1.  Através da Bíblia Deus se faz visível. Atos 2:2-3.

Como aqueles discípulos precisavam disso! Primeiro o “som como de um vento” e depois as “línguas repartidas”. Foi algo totalmente diferente de tudo que haviam vivenciado nestes últimos dias. Deus se mostrou. Cumpriu Sua promessa.

E Deus  se mostrará para cada um da forma que ele precisar através da Sua Palavra, suprindo nossas necessidades. Pela leitura bíblica, pela pregação ou pela lição da Escola Bíblica Dominical. O que nós precisamos fazer, é crer que Deus quer fazer isso e que Ele o fará no tempo certo, e da forma em que possamos entender e sermos fortalecidos.

2. Através da Bíblia Deus nos fará falar em outras línguas. Atos 2:4.

Você que já aceitou Jesus continua falando como antes? Ou as palavras mudaram? O linguajar? Mudou muito! Claro que mudou. Seus amigos diriam que você está falando uma língua estranha. E é estranha para eles. E quanto mais for cheio da Palavra de Deus, mais dela vamos exalar. Não é necessariamente a fala, mas a nossa vida pronunciará Deus. É uma língua nova.

 No dia do pentecostes foi o derramamento do Espírito Santo. Ali a iniciativa foi de Deus. Hoje somos habitados pelo Espírito Santo e a Bíblia diz: “Enchei-vos do Espírito Santo.” Efésios 5:18. Hoje a iniciativa é nossa. Estando cheios do Espírito Santo e da Palavra de Deus, falaremos a língua que as pessoas entenderão: Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Falaremos a língua de Deus! Isto é, a Palavra de Deus. Comunicação da salvação em Jesus Cristo , pelo poder do Espírito Santo.

3. Através da Bíblia falaremos das grandezas de Deus. Atos 2:11.

Se começarmos a ler este texto no versículo 8 certamente ele  terá um sentido missionário. “Todos os povos nos ouvirão falar das grandezas de Deus.” Mas não é só isso.

Desde Gênesis Deus procura se revelar ao homem. E assim o vemos interagir com o seu povo, para que o povo soubesse quem Deus era e como Ele o amava, e como queria o seu bem. Hebreus 1:1 “Havendo Deus  antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” (Leia também: Gálatas 4:4-5; Efésios 1:10; João 1:17.)

A maior notícia que podemos divulgar é a salvação em Jesus Cristo. Não é o que mais ouvimos nas pregações nas rádios e na televisão. Eles têm tanto assunto, que Jesus fica de fora. No mesmo dia Pedro pregou e quase 3.000 pessoas aceitaram Jesus.

Quanto mais ler a Bíblia, mais verei Deus apontando para a cruz. Ali Jesus morreu, ali nós morremos. Romanos 6:6 “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Ali alcançamos a vitória, de tal forma que Paulo pode perguntar: “Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está, ó inferno a tua vitória?” I Coríntios 15:55.

Grandezas de Deus! Quais são? Vitória sobre o pecado; vitória sobre a morte; vitória sobre o diabo; vitória sobre os desejos carnais, sobre as obras da carne de Gálatas 5:19-21. Jesus não precisou morrer para fazer milagres, mas para salvar, sim. Milagres já havia antes de Jesus ter nascido, no Velho Testamento.

Conclusão: Como o irmão e a irmã crêem em Deus? Vai depender do grau de conhecimento que tem Dele. E isto vai depender de como e quanto lê a Bíblia. Deus se revelou inteiramente na Bíblia. Depende de nós quanto Dele queremos conhecer. Busque-o. Invista tempo. Medite na palavra. Se entregue.

Pr.HWRosin

Pregado em:  09/12/07 – IB do Grajaú (Dia da Bíblia)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: