NA OUTRA BANDA DO MAR (SERMÕES)

Marcos 5:1-20

Introdução: Jesus estava no meio da multidão, quando resoluto, disse: “Passemos para a outra banda”. Marcos 4:35-36.

Jesus não tinha pessoas para curar? Não tinha pessoas para salvar? Não tinha pessoas com as quais devia falar? Mas ele não queria a multidão de curiosos, interesseiros por milagres e maravilhas, ele queria pecadores. Ele sempre procurava pecadores para que fossem libertos e se arrependessem dos seus pecados. Ele buscava indivíduos.

Ele quis passar para a outra banda do mar, por que? Porque:

1. NA OUTRA BANDA DO MAR HAVIA UM HOMEM NECESSITADO. Marcos 5:1-6.

– Este homem era muito importante para Jesus, porque só Jesus poderia libertá-lo, e por isso ele foi atrás dele;

– Este homem também era muito importante para o diabo, porque ele queria acabar de destruí-lo, e por isso tentou impedir que Jesus lá chegasse. Marcos 4:37-39.

Qual a necessidade? Leia nos versículos de 2 a 5 e veja o que o diabo faz do homem. Jesus precisava desfazer este poder do maligno sobre este homem. É o que diz a Bíblia: I João 3:8b “Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”.

Para libertar este homem ele precisava desfazer as obras do diabo na vida dele, por isso ele foi para a outra banda do mar. Da mesma forma Jesus quer desfazer as obras do diabo em sua vida. Você não precisa estar possesso. Mas, se for escravo do pecado ele quer libertá-lo. E pode.

Como ele o fez aqui?

2. NA OUTRA BANDA DO MAR HAVIA UMA VITÓRIA A SER CONQUISTADA. Marcos 5:6-13.

O próprio texto nos deixa claro que não se trava nenhuma luta. O Filho de Deus ordena e os demônios precisam obedecer. Os demônios sabem que  Jesus é o Filho de Deus e tremem, só para as pessoas é difícil crer em Jesus!

Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos. Ainda está no tempo de sua atuação e destruição. Eles ainda podem destruir, ou influir nas suas decisões, e escolhas. Em Mateus 8:29 diz: “Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” E Lucas 8:31 “E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.” E eles continuaram destruindo. Mas esta vida estava salva.

Nós continuamos vivendo no tempo do poder do diabo. Ele usa as pessoas para destruir, para matar, para prender e escravizar as pessoas. Só Jesus pode libertar o ser humano desta opressão.

 Agora:

3. NA OUTRA BANDA DO MAR HAVIA UMA NOVA VIDA. Marcos 5:14-17.

As pessoas que sempre haviam temido aquele homem; As pessoas que haviam tentado prendê-lo; As pessoas que haviam desistido de ajudá-lo, agora veem o homem assentado, vestido (Lucas diz que ele andava nu.) e em perfeito juízo. Que mudança! Eles viram que havia uma nova vida. Que houvera uma libertação e uma transformação.

Mas a Bíblia diz que eles “temeram”. Eles não chegaram e disseram, depois desta prova de poder sobre os demônios que Jesus deu: “- Eu também quero esta vida!” “- Eu também quero esta vida”!

Pediram que Jesus fosse embora. Preferiram os porcos,… ou os demônios. Jesus permitiu que os demônios mexessem nos lucros deles. Como a questão financeira interfere nas decisões dos homens! Trocaram o doador da vida, pelo dinheiro.

E Jesus entrou no barco (v.18) e o novo homem queria ir com ele, mas Jesus disse que ele precisaria ficar, porque, assim, mesmo Jesus indo embora:

4. NA OUTRA BANDA DO MAR FICARIA UM MENSAGEIRO DE JESUS. Marcos 5:19-20.

Jesus não pediu muito. Ele disse: “Anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti”. Só isso. Não pediu que ele fosse evangelista, pastor, que realizasse cruzadas, séries de conferências. Não, só o testemunho do que Jesus havia feito na vida dele. Agora os homens de Decápolis, estavam ouvindo o que Jesus podia fazer, e como transforma pessoas.

CONCLUSÃO: Talvez você diga, mas eu não estou na outra banda do mar. Não. Mas está do outro lado do abismo criado entre Deus e os homens pelo pecado, e a vida pecaminosa.

Jesus vai a você, onde você estiver. E ele veio para o lado do pecador, veio para o seu lado, enfrentando bem mais que uma tempestade. Ele enfrentou a morte, para dizer: João 8:36 “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente  sereis  livres”. Ele veio para o seu lado para livrá-lo. Hebreus 2:14b. “Para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo”. Ele fez tudo para chegar a você. Corra ao seu encontro. Marcos 5:6 “E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o”.

PrHWRosin.

Pregado em: 13/12/92 – Pib Urucânia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: