“A CRISE DO HOMEM DE DEUS” (pastores)

Pr. Isaltino Gomes C. Filho

I Reis 19:1:18 e Tiago 5:17

Ter crise não significa viver abaixo do nível dos grandes homens da Bíblia. Mc. 13:33 As crises são necessárias na vida do servo de Deus, moldam.

“A CRISE DO HOMEM DE DEUS”

1. A crise do homem de Deus é ocasionada pelo esquecimento da vivência com Deus. I Reis 19:4. Desânimo, desilusão, vontade de morrer.

a)      Elias se esqueceu de quem ele era. Esqueceu-se que era profeta de Deus. Fora em nome de Deus que ele fizera o que fez.

b)      Elias esqueceu quem era o seu Deus. Haviam enfrentado tudo. Ou Salmo 123:1, ou Salmo 121:3. O ministério é feito com Deus.

As crises vem porque esquecemos quem somos e para quem trabalhamos.

2. A crise do homem de Deus é ampliada com a perda do senso da história. Hebreus 11; Hebreus 12: “Portanto, nós também…”

Somos iguais a estes homens. Não somos circunstanciais. Fazemos parte de um todo, de um plano global de Deus.

a)      Quem perdeu o senso da história – perde a noção do presente! “Eu fiquei só” v. 18. Havia mais sete mil com ele. O presente é de lutas e de dificuldade. Fracos e indecisos ficam esquecidos (covardes).  Só os corajosos farão como Jesus em João 16:32 “Esta noite todos vós… ficarei só, todavia…”

b)      O Senhor vem mostrar a história v. 16-17. Deus disse: Eu tenho a história em minhas mãos!

3. A crise do homem de Deus é superada quando ele ouve o seu Senhor.

Ele não busca a Deus. Deus o encontra. (Tenho anotado o que passarei, mas os textos não batem.) Êxodo 9 e 33 onde há semelhanças com a ida para Horebe. Horebe lugar de pacto. 40 dias e 40 noites. Elias e Moisés. (A ida ao monte Sinai de Moisés, está em Êxodo 24:18 e de Elias em I Reis 19:8.)

Elias é o segundo Moisés. A aliança foi quebrada. Elias é o restaurador da teocracia. Moisés o fundador da teocracia. Elias mergulha numa caverna – o que é depressão. Vento, terremoto, fogo, são exemplos de manifestações da glória de Deus que apavora os homens. Elias já está apavorado.

Edem – suave brisa, vinha falar com Adão. O cenário é um cenário carinhoso… Voz mansa e suave – esta voz Elias conhecia, e ele saiu. Deus não vem da agitação, Deus fala baixo, vem da quietude.

Quando ouve – auditivamente, obedece. Como sair da crise? V. 15. – “Vai, volta.” As crises acontecem porque saímos do caminho e entramos num buraco.  Deus te ouve, mas não te dispensa do serviço.

Conclusão: Agora Elias não teme a mais ninguém. Enfrenta Acabe em I Reis 21:20-22, e recebe a profecia contra Jezabel em I Reis 21:23-24. Tornou-se mais competente, sem medo. Retempero de energia.

As crises são necessárias para o desenvolvimento. Para serem vencidas e crescermos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: