ATRAVÉS DA CRUZ (sermões)

Lucas 23:33-43; João 19:26-27a.

INTRODUÇÃO: Crucificação. Qual o seu significado? Hoje, crucificação, tem o seu significado. Naqueles dias foi apenas um fato. Hoje os crentes em Cristo Jesus, sabem seu significado; mas os outros, também sabem que a crucificação foi algo mais que uma condenação injusta. Exatamente pelo testemunho dos que creem. Em Colossenses 2:13-14 falam sobre isto: “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”

Mas enquanto estava sendo crucificado, Jesus falou sete frases, ou sete vezes. Falaremos das três primeiras palavras de Jesus na cruz, como três gritos:

1. O GRITO DA MISERICÓRDIA. Lucas 23:34.

Todo significado da sua morte estava presente nesta palavra. Tudo que representa o que Ele veio fazer por nós. Como intercede pelos pecadores. Como intercede por você. Romanos 8:34 reforça esta idéia: “Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Ele intercede por você! Hebreus 7:25 “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” E também Hebreus 4:15-16. Ao mesmo tempo, Jesus é o Sumo Sacerdote e o Cordeiro.

2. O GRITO DA FÉ. Lucas 23:43.

“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Podemos até colocar outra característica nesta frase: segurança, certeza. Mas, o ladrão da cruz não precisava fazer mais nada. Ele já cria em Jesus. Ele já tinha a certeza da vida eterna. João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Está presente a mudança, a passagem “da morte para a vida…” E o verbo é usado no presente “tem”. Veja também Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna,  em Cristo Jesus nosso Senhor.”

3. O GRITO DA UNIÃO. João 19:26-27a.

“Mulher eis aí o teu filho”… “Eis aí a tua mãe.”

3.1   O objetivo social. Provisão? Sustento? Jesus não era Deus? Por que Maria não exigiu prosperidade? Hoje tanto se fala nisso.  Jesus não poderia ter feito outra coisa para ver este lado social? Mas Ele quis usar um discípulo.  Como em Lucas 8:3 “E Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.” Jesus também dependia da ajuda dos outros.

3.2   O objetivo espiritual. Ao mesmo tempo em que cuidava de Maria e o seu sustento, Jesus começou ali a semear a união da igreja. Ninguém fica só na igreja. A solidão, a separação, o desprezo, são coisas que não se deve ver na igreja. Na igreja, Jesus quer atender a isso também. João 17:21 “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”

CONCLUSÃO: Misericórdia de Jesus pelos pecadores. Misericórdia por você! A fé do pecador que crer em Jesus. A união que Jesus cria entre os que creem. É a transformação de vidas. Da sua vida. Qual é o seu problema? Qual destes gritos a sua alma solta neste dia? Precisas da misericórdia, da fé ou da união, saindo da solidão onde o pecado o colocou?

Estas frases foram ditas, por Jesus, enquanto sentia os cravos rasgarem a carne das suas mãos, e o peso dos nossos pecados que carregava sobre a cruz. Aproveite a oportunidade, e grite, porque se o ladrão falasse, ele certamente, não poderia ser ouvido, por causa da multidão, e da distância de uma cruz para a outra. Você precisa desejar a misericórdia, a fé e a salvação.

Pr.HWRosin.

Pregado em: 10/04/98 – IB Campo Maior; 12/04/98 – PIB Urucânia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: