A ATITUDE DIANTE DA CRUZ (sermões)

Lucas 23:33-48

INTRODUÇÃO:  Na sexta-feira da paixão, ou sexta-feira santa, lembramos a morte de Jesus e o seu significado. É possível que todos saibam qual é o significado da morte de Jesus. E dirão sem dificuldade: “Jesus morreu por nós”; “Jesus morreu pelos nossos pecados”; “Jesus morreu para me (nos) salvar”.

Este é um significado. Isto nos mostra o que Jesus fez por nós, mas ainda não diz o que Ele fez em nós. E é sobre isto que falaremos aqui.

O texto em Lucas 23 nos mostra Jesus sendo crucificado, e dois malfeitores, um à direita e outro à esquerda, e a primeira ação que é possível ver, é Jesus intercedendo pelos que o crucificaram. v. 34: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

De uma forma ou de outra, ao ouvirmos o evangelho, todos estamos diante da cruz. E as pessoas e suas atitudes que lá estavam naquele dia, representam também os vários tipos de pessoas que encontramos. Qual vai ser a sua atitude? Os primeiros mencionados são os soldados.

1. A ATITUDE DOS SOLDADOS DEBAIXO DA CRUZ.  Lucas 23:34b, 36-37.

Indiferença – o que estava acontecendo, não era com eles, 34b. Enquanto Jesus pede perdão ao Pai, por aqueles que o crucificaram, eles simplesmente lançam sortes sobre os vestidos de Jesus.

Os soldados repetiam o que estava escrito na cruz. E ao dar vinagre, a intenção é má, como em Mateus 27:34, onde diz que lhe deram “vinho e fel”. Escarneciam dele. Fazendo uma brincadeira com Jesus, dizendo “Se tu és o Rei dos judeus salva-te a ti mesmo” (36) Parece grotesco? Quantos hoje com sua indiferença brincam com Jesus e a sua morte? A cruz já não tem aquele sentido de sofrimento “em meu lugar.” Com a atitude de indiferença brincam com a sua própria vida.

2. A ATITUDE DOS PRÍNCIPES DEBAIXO DA CRUZ. Lucas 23:35.

Os príncipes zombavam. Não podiam ser indiferentes porque sabiam que Jesus havia salvo outros. Eles não tinham desculpa. Eles conheciam a Palavra, as promessas, os profetas, viram os milagres… E a única saída para não encararem a cruz com seriedade, era a zombaria e o desprezo.

Será que você já viu alguém zombando do evangelho? Isto é novo? Ou você também encara Jesus com zombaria? Qual a sua atitude? Jesus morreu por você!

3. A ATITUDE DO POVO DEBAIXO DA CRUZ  Lucas 23:35, 48.

O povo queria ver o espetáculo. Talvez alguns também freqüentem reuniões religiosas só para ver o que vai ter lá. Haverá bonitos cânticos?

No v. 48 diz que a multidão “voltava batendo nos peitos”. Impressionante! Emocionante! Você viu quando… A mesma coisa alguns dizem quando freqüentam uma igreja: “Nunca vi coisa igual”!!! “Deus fará maravilhas!!!” “Hoje desceu fogo”.

Semelhante ao centurião: v. 47. (Mt. 27:54 e Marcos 15:39 nestes textos o centurião diz “Filho de Deus”) “E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus dizendo: Na verdade, este homem era justo.”  E daí? O que adianta se não tomar uma posição diante de Jesus? “Jesus é o Filho de Deus”, quantas pessoas  já disseram isto, e não valeu nada para suas vidas. Precisa mudar algo dentro de você. Curiosidade. Espetáculo.

CONCLUSÃO:

– Aconteceu alguma coisa na vida do povo?  – Não!

– Aconteceu alguma coisa na vida dos soldados? – Não!

– Aconteceu alguma coisa na vida dos príncipes? – Não!

Mas Jesus não morreu por eles? Morreu! Então porque não aconteceu nada? Porque não quiseram. Apenas um quis. Um dos ladrões. Não via a cruz como espetáculo. Não era indiferente. Não zombava como o outro ladrão. No v. 42, ele diz “-Senhor, lembra-te de mim..!” “Eu preciso”. “Eu quero”.  Havia olhado para dentro de si mesmo.

– Hoje Jesus morreu por mim. Pai perdoa-lhes. Você quer?  Sim o ladrão queria.

Abra o seu coração e diga a Jesus: “Eu sou pecador, perdoa-me.” “Eu quero”.

PrHWRosin. Pregado em: 14/04/95 – PIB de Inhoaíba; 02/07/06 – IB Santo André.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: