ERA NECESSÁRIO(sermões)

Lucas 24:13-27.

INTRODUÇÃO:

Era necessário que Cristo morresse? Por quê? Vemos o mundo em desespero, sofrimento, torturado pelas notícias de mortes, intranqüilidades, inseguranças e retratos que o próprio homem faz de si mesmo e que assustam a humanidade.

Na Folha da manhã, de Porto Alegre, editada em 12/01/76, p.2, sob o título “Filme de Pasolini deixa público em estado de choque.” Temos o seguinte artigo:

“O filme inédito de Pier Paolo Pasolini, Saló e as 20 jornadas de Sodoma, uma versão do livro Marquês de Sade, estreou ontem em Milão, e a imprensa local disse que o público esteve submetido durante duas horas a um “estado de choque” . Qualificado por alguns como obsceno e desagradável, Saló havia sido proibido pelas autoridades italianas, que mais tarde resolveram liberá-lo.

Pasolini foi assassinado no ano passado (75), num crime que teve uma das características apresentadas pelo filme: a homosexualidade.  A crítica cinematográfica recebeu com frieza e perplexidade esta obra póstuma do cineasta. O crítico Giovanni Grazzini, do Corrierre Della Sera classificou a película como “fruto de uma inteligência ávida de auto-destruição”.

Segundo o jornal La Stampa, de Turim, algumas pessoas durante a estréia, abandonaram o cinema “nauseadas com a apresentação do banquete de excrementos”.  Um expectador teria dito que “é uma sorte que não se possa fazer mais filmes como este”. Enquanto o diretor da cinemateca Nacional de Milão, Walter Alberti, afirmava que Saló “é um angustiante grito de desespero”, o autor do artigo disse que “o choque foi violento, mas uma viagem ao inferno não é um piquenique”.”

É assim o nosso mundo? É assim o nosso Brasil? Era necessário.

1. ERA NECESSÁRIO PORQUE O HOMEM ESTAVA PERDIDO.

O homem não se contenta com a prosperidade. Precisa de Deus. Não adianta ser rico, ter tempo sobrando. O homem continua procurando tentar preencher o vazio de sua vida com alguma coisa. Ele precisa de Deus.

“Um homem andava com seu carro pela cidade. Atrás deste carro ele colocou uma placa, onde dizia: Não me siga, porque eu estou perdido.” (Equipe Billy Graham)

Cristo veio. Sofreu. Morreu. Ele intercede por nós na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Lucas 23:34. Não ouves Jesus dizendo: -Estou aqui sofrendo, pagando a tua culpa.

Um colega meu certa vez contou a sua história. Apesar de seus pais serem líderes crentes, ele mesmo não quis aceitar Jesus como Salvador. Porém, sua vida se degradava cada vez mais. Chegou a ser viciado em tóxicos. Por fim era simplesmente um faxineiro de restaurante. Outra coisa não havia para ele. Quando se converteu e aceitou Jesus como seu Salvador sua vida mudou. Hoje ele prega a palavra de Deus. Cristo transforma e para transformar precisou derramar seu sangue. Hebreus 9:22b: “E sem derramamento de sangue não há remissão”.

2. ERA NECESSÁRIO PORQUE DEUS AMA O HOMEM João 3:16.

“Um casal de missionários na China foi preso por soldados. Os missionários e seu filho de cinco anos de idade foram amarrados cada um numa árvore. E um soldado então começou a chicotear o menino, o que fazia tremer o seu frágil corpinho. O menino dizia: Papai ajude-me, acode-me. Mas o pai estava amarrado, não podia. O chicote descia sobre o menino, e os olhos do menino buscavam ao pai. Cada vez mais fraco pedia: Pa…pai… me acode…, até que morreu. Quanto este pai desejou sofrer os açoites no lugar do filho, mas não pode . Os pais conseguiram fugir dos soldados. Contando, depois, a dura experiência disseram: Foi naquela hora de ver nosso filho morrer que pudemos compreender melhor o amor de Deus por nós. Deus poderia livrar seu filho, mas o deixou morrer por amor de nós.”

Há outra forma de explicar melhor o amor de Deus por nós? Jesus diz: Morri por você. Paguei sua culpa. Deus amou o homem de uma forma tal que deu seu filho. Era necessário.

3. ERA NECESSÁRIO PORQUE DEUS QUER SALVAR O HOMEM

“Certo dia um modesto colono chegou à vila com a sua sege ligeira, puxada por dois cavalos fogosos. Parou em frente ao correio, onde desceu do veículo, e estava querendo amarrar as rédeas, quando os animais tomados de um grande susto, dando um salto, fugiram num galope desenfreado, arrastando consigo o colono, que a custo, procurava retê-los. Este, tropeçando, caiu, e agora era arrastado rua abaixo, ferindo-se gravemente aqui e ali. Finalmente, tropeçando um dos animais, caiu pesadamente sobre o corpo do homem. Os transeuntes que haviam presenciado essa cena excitante, correram imediatamente em seu auxílio. E quando o removeram de debaixo do animal, já estava moribundo. Então, perguntara-lhe por que tinha arriscado a vida pelos cavalos e seu velho carrinho. Ao exalar o último suspiro, disse: Ide e olhai para dentro do coche. Olharam e viram ali seu filhinho. Jesus fez o mesmo por nós. Foi esmagado pelos homens ímpios, mas nos salvou da morte e da condenação eterna.”

I Coríntios 15:55, 57. “Onde está ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”. Fuja do desespero e não tema a morte. Ainda procurando preencher o vazio da sua vida com namoro? Diversão? Dinheiro? Sexo? Nada disso preenche o vazio do seu coração. Porque Cristo ressuscitou e nos dá a vida. Era necessário porque Deus ama o pecador. Por isso ele nos deu a vitória.” E só ele pode preencher este vazio.

CONCLUSÃO: Jesus mesmo disse: Lucas 24:46-47: “Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.”Era necessário”.

PrHWRosin. Pregado em: ../../76 – IB em Carazinho-RS; ../../77 – IB Todos os Santos- RJ; 26/03/78 – IB Monte Alvão(Barro Preto)-RS; 19/04/81 – PIB Santo Augusto-RS; 20/06/82 – Volta Redonda Central-RJ; 16/12/84 – Cancela Preta-RJ; 24/03/02 – PIB Urucânia-RJ.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: