PAZ SEJA CONVOSCO(sermões)

João 20:19-21

Introdução:

Os discípulos estavam com medo dos judeus porque eram seguidores de Cristo. Estavam com medo porque estavam sem o líder.

Podemos imaginar o ambiente entre os discípulos com medo e aparece alguém atravessando a parede!!! A primeira coisa que Jesus fez foi acalmá-los: “Paz seja convosco!” Não deveria ser um momento de medo, mas de paz e consequentemente de alegria .

Com a sua identificação, ainda que muitos cressem na existência de fantasmas, ali não era um fantasma. Não importava a crendice popular. Jesus queria mostrar que aquilo que ele prometera em João 14:27 e 15:11, era realidade para eles. Paz e alegria fariam parte da vida deles, não importando as circunstâncias.

1. O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO

O que significa a ressurreição de Jesus para nós? O que ela acrescenta no significado da crucificação?

1.1. Completa a obra salvadora.

– Pedro na porta do templo depois da cura do coxo: “E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas”.  Atos 3:15.

– Pedro perante o Sinédrio: “Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós”. Atos 4:10

– Paulo na sinagoga de Antioquia: “E nós vos anunciamos que a promessa foi feita aos pais Deus a cumpriu, a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus.” Atos 13:32.

– Paulo em Tessalônica: “Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.” Atos 17:3

– Paulo em Atenas: “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.” Atos 17:31.

Todos estes textos são testemunhos da salvação e todos eles incluem como mensagem salvadora a ressurreição. Cristo ressuscitou, por isso podemos ser salvos. Motivo de paz e alegria apesar do medo dos judeus.

1.2. Dá a certeza da vida verdadeira.

Efésios 2:5-6 “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.”

João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

Podemos ter o início da ressurreição aqui, porque Cristo ressuscitou dos mortos. A vida que nós temos não perdemos nem ao passar pela morte física. João 11:25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” Motivo de paz e alegria, mesmo entre inimigos.

1.3. Garante a vitória sobre a morte.

Poderíamos citar aqui também o texto de João 11:25-26, mas há outros textos que transmitem a mesma verdade: Romanos 8:11 “E, se o espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”.

I Coríntios 15:20-22 “Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

I Coríntios 6:14 “Ora Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” II Coríntios 4:14 “Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.” I Tessalonicenses 4:14 “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.”

A ressurreição de Cristo é motivo de paz e alegria, mesmo quando passamos pelo vale da sombra da morte.

2. O ALCANCE DA PAZ

Jesus não só deseja a paz aos discípulos, mas a dá. Paz seja convosco. Podemos viver com paz no coração e na vida, porque a ressurreição:

1)      Nos dá certeza da salvação. Isto é, a obra salvadora não ficou no sepulcro.

2)      Nos dá certeza da vida eterna. Se Cristo não tivesse vencido a morte, como poderia dar vida eterna? Mas ele a venceu.

3)      Nos dá a certeza da ressurreição. A vida não termina com a morte física.

CONCLUSÃO: Com o Cristo ressurreto, as crendices perdem seu poder de nos amedrontar. Com Cristo o poder dos homens perde sua força de nos amedrontar. Com o Cristo vivo, vivo a páscoa verdadeira. Paz no coração e alegria. Jesus ressuscitou!!! Paz seja convosco.

PrHWRosin. Pregado em: 22/04/79 – Barro Preto(RS); 29/04/79 – Granja Kruger (RS); 19/04/81 PIB Santo Augusto (RS); 16/04/06 – IB Santo André.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: