É HORA DE ARREPENDIMENTO(sermões)

Mateus 3:2 (Mateus 3:1-12)

INTRODUÇÃO:

Não houve profeta entre o povo de Deus durante 400 anos. Malaquias havia sido o último. Agora é enviado João Batista, Mateus 3:1. E a primeira proclamação direta dos céus, que rompe o silêncio de Deus é: “ARREPENDEI-VOS”. É hora de arrependimento!

1. NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO

“Conta-se que um velho espartano tentava colocar um cadáver em pé, ao não conseguí-lo, disse: ‘Falta-lhe uma coisa dentro’.” Sem o arrependimento os homens não podem ficar firmes diante de Deus; Sem o arrependimento todos perecerão, Lucas 13:3 “Não, vos digo: antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”  Veja: Atos 17:30, 31.

No arrependimento há salvação, Atos 3:19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.” Veja: II Crônicas 7:14.

2. SEM ARREPENDIMENTO NÃO ENTRAMOS NO REINO DOS CÉUS

Não adianta posição social, filiação, importância na sociedade. Não adianta ser povo escolhido de Deus: Mateus 3:9, 10 “E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.”

Rebeldes não recebem o rei. O pecado (rebeldia) impedia a entrada do Rei nos corações do povo de Israel, e impede a Sua entrada nos corações em pecado e que não se arrependem. Mesmo assim Deus mostra seu amor por nós: Romanos 5:6 “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” V.8 “…Sendo nós ainda pecadores.” V. 10 “Porque se nós, sendo inimigos…” Deus traz a eternidade no tempo.

3. ARREPENDIMENTO FRUTIFICA

Mateus 3:7, 8.”E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi pois frutos dignos de arrependimento;”

Raça de víboras = cobras venenosas. João Batista não se importou com o valor que lhes era dado. Para que pudessem servir a Deus, deveriam ter um coração e um espírito inteiramente novos. Sem fruto, tudo seria em vão.

Atos 26:20 repete a mesma idéia: “ Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.”

O que João Batista e o apóstolo Paulo querem dizer é: “Não tentem mentir a Deus!” Deus conhece os corações. Mesmo sendo líderes religiosos, considerados santos pela posição que ocupavam. Eram os que cumpriam a Lei. Deveria haver humildade para depender de Deus, e sentindo o seu vazio, buscarem a salvação pela fé.

Nós, hoje, como igreja cumprimos com os nossos deveres na sociedade, como pagar impostos, andar de carro na velocidade permitida? “Frutos dignos de arrependimento.”

CONCLUSÃO: É hora de arrependimento! Para incrédulos; para hipócritas, que fazem de conta, mas não são; para crentes (em Jesus) que não buscam crescer no conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“E naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mateus 3:1, 2.

Pr.HWRosin. Pregado em: 28/11/98 – Pib Urucânia, Congresso dos jovens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: