O SONHO DE JOSÉ I(sermões)

Mateus 1:18-25.

INTRODUÇÃO:

Como todo homem desposado (noivo) José tinha um sonho. O sonho de formar uma família. E este sonho só não se tornou em pesadelo, em virtude de outro sonho. José percebeu que Maria estava grávida. Em linguagem comum, dir-se-ia, que fora traído. Mas sendo homem de bem, não querendo infamar Maria (v. 19), não a levaria diante dos juízes, pensou em deixá-la secretamente.

Este pesadelo de José só foi transformado por um sonho onde um anjo do Senhor falou com ele, mostrando que ali não havia uma traição, mas, sim, uma atuação de Deus através do Espírito Santo. E que naquela criança que nasceria de Maria, estava o começo do fim do pesadelo de Deus.

1. O SONHO DE DEUS

Gênesis 2: 1-3 Mostram a satisfação de Deus com a Sua criação, e como descansou no sétimo dia. Em Gênesis 2:24-25, o texto mostra a harmonia e pureza do homem e da mulher no contexto da criação.

No livro do profeta Isaías 11:6-9, é descrito o reino do Messias, isto é, o sonho de Deus, desde o início da criação para o homem, isto é, para a terra.

Ele criou um homem livre para que O servisse livremente. Em harmonia com tudo. Mas o sonho virou pesadelo, O homem não quis servi-lO, e O traiu, pecou.

2. O SONHO DO HOMEM

Gênesis 1:26 diz que o homem fora criado à imagem e semelhança de Deus. Abençoado por Deus, para dominar a terra. E quando Deus colocou um limite para as ações do homem em Gênesis 2:16-17, foi para lhe dar a oportunidade da obediência. Mas o sonho do homem era outro, da mesma forma como ele diz hoje: “Meu sonho é ser livre.” Mas o dramático desta história é que quando o homem realiza seu sonho, desobedecendo a Deus, assumindo a sua rebelião, num ato de liberdade, torna-se escravo do pecado, e o sonho do homem, torna-se em pesadelo. Gênesis 3:17-19.

3. O PESADELO DE DEUS

É fácil ser traído? É fácil amar alguém e ver esta pessoa ignorá-lo? Deus foi traído pelo homem. Será que fazemos pouco caso do amor e do perdão de Deus? A Bíblia nos diz que Deus é amor. E nós sabemos que quanto mais amor, maior a dor da traição. (Nem sei se é correto falar em quantidade de amor, como se alguém poderia amar mais, ou menos.)

A esta traição Deus chamou “pecado”, e trabalha para de alguma forma transformar este pesadelo em sonho, como fez com o povo de Israel, em Jeremias 3:1; 6-7; 12-14. Assim Deus quer que o seu sonho se torne realidade, que o homem volte a Ele e O ame, e O sirva. É assim que percebemos o verdadeiro significado do amor. Por mais que a traição machuque, o amor permanece, porque é isto que é amor. Assim, ouvimos Deus sempre de novo voltando a chamar: “Volta para mim!”

CONCLUSÃO: E é nestes dias que mais vividamente, este amor é lembrado. Quando o homem não volta, mas Deus vai a seu encalço através de seu Filho Jesus Cristo.

(Esta mensagem pode ser usada no natal.)

Pr.HWRosin. Pregado em: 22/12/96 – PIB Urucânia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: