APOSTASIA II(direto ao ponto)

Para que não precisem esperar demais para ter uma idéia do que a Bíblia e os livros falam sobre apostasia, darei uma visão panorâmica, abreviada, deste assunto.

A Concordância Fiel do Novo testamento, vol. I, Grego – Português, 1994, p.84, apresenta apenas duas ocorrência da palavra apostasia em grego no Novo Testamento. Isto é confirmado pela Chave Linguística do Novo Testamento, editado por Fritz Rienecker e Cleon Rogers, tanto em Atos 21:21, quanto em II Tessalonicenses 2:3, pois após o verbete eles assinalam (1 – 2). Isto significa que a palavra aparece uma vez no livro em questão e duas vezes no Novo Testamento. (Chave Linguistica… Edições Vida Nova, 1985.) Em Atos aparece como verbo e em II Tessalonicenses como substantivo.

Já a Concordância Fiel do Novo Testamento, vol. II, Português – Grego, 1997, p. 42, apresenta três ocorrências da palavra apostasia. Repetindo os textos de Atos 21:21 e I Tessalonicenses 2:3, e acrescentando I Timóteo 4:1. Mas no grego a própria Concordância apresenta a palavra grega, transliterada aphistêmi. Esta mesma palavra foi traduzida nos outros textos em que aparece como: Lc 2:37 “deixava”; 4:13 “apartou-se”; 8:13 “se desviam”; 13:27 “apartai-vos”; Atos 5:37 “levou”; 38 “Daí de mão”; 12:10 “se apartou”; 15:38 “que se afastara”; 19:9 “apartando-se”; 22:29 “se afastaram”; II Coríntios 12:8 “afastasse”; I Timóteo 4:1 “apostatarão”; II Timóteo 2:19 “Aparte-se”; Hebreus 3:12 “que vos afaste”. Podemos ver as formas diferentes que uma palavra grega pode ser traduzida para o português. Na maioria das vezes, levando em conta o contexto em que está inserida a palavra. Mas estes detalhes ficarão para a última parte do estudo.

Agora vamos ficar nos dois textos onde a palavra aparece no grego. A grande questão, que levou a este estudo, foi sobre o que significa a palavra apostasia quando usada no Novo Testamento, com relação à fé, e à possível perda da salvação de alguém que se afastar dos Caminhos do Senhor. Não podemos levar em conta, aqui o Velho Testamento, que é muito citado nos estudos a este respeito, pois no Velho Testamento, apesar das exceções que Deus fazia, o que governava a vida de uma pessoa era a Lei de Deus (Moisés).

Já no Novo Testamento vivemos debaixo da graça, onde a salvação é dada gratuitamente àquele que a aceitar, como um presente. Sem mérito, sem obras.

No Livro de Atos 21:21 diz: “E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos nem andar segundo o costume da lei.” (Imprensa Bíblica Brasileira, Edição Revista e Corrigida, impressa em 1975.) Nesta tradução a palavra “apostatarem” foi substituída, por “apartarem-se”. O que de modo algum muda o sentido do fato.

O importante, é que este texto não se refere à salvação pela fé em Jesus Cristo, mas fala de deixarem a Lei de Moisés. Não tem, então, nada a ver com o assunto principal proposto.

II Tessalonicenses 2:3 diz: “Ninguém de maneira alguma vos engane: porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.” E o versículo 4 explica: “O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.”

Claramente pode se ver que este texto, também não fala dês pessoas que aceitaram Jesus como Salvador, e possam estar com algumas dificuldades na sua vida cristã. O que a Bíblia alerta aos irmãos na fé, é a respeito da volta de Cristo. E o que acontecerá nestes dias. Este é o assunto aqui. Fala de um tempo de apostasia, que ainda virá.

Portanto, não creio que se possa usar a palavra apostasia, com relação à vida cristã. Se alguém quer estudar a perda da salvação, terá que procurar outro termo e outros princípios, para justificar suas conclusões.

Em virtude do estudo sobre A SALVAÇÃO DO CRENTE É ETERNA, acho desnecessário continuar o estudo  mais detalhado sobre APOSTASIA. (10/08/2010).

PrHWRosin.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: