VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM CASAMENTO MISTO(sermões)

 

Juízes 14:1-3, 17-19.

INTRODUÇÃO:

É possível que você tenha casado com uma pessoa não crente, e que hoje esta pessoa já aceitou a Cristo. A Bíblia tem um modo característico de falar sobre este assunto. Independentemente do que você experimentou e viu, você pensa no que a Bíblia diz? Ela fala deste assunto, e não pouco. Baseados na vida e história de Sansão vamos ver as vantagens e desvantagens deste tipo de casamento. Isto do ponto de vista humano. Porque é muito importante, do ponto de vista de quem casa com você.

1. VANTAGENS DE UM CASAMENTO MISTO

1.1   Pode haver leviandade na escolha. V. 3c

Não há porventura alguém entre teus irmãos? Não pergunta se é irmão na fé ou não. O que importa é que “agrada aos meus olhos”. Não precisa ter mais nada…

1.2   Pode haver imoralidade. Juízes 16:1.

Sempre tem desculpas.  – Ela não me satisfaz. – Ele não me satisfaz, etc. Já está acima da moral.

1.3   Pode haver abrasamento. Juízes 16:4.

Já não se fala mais em casamento, já é afeiçoamento.

1.4 Pode haver irresponsabilidade. Juízes 16:17.

Separado por Deus para um ministério, Sansão sob as mãos de uma incrédula, que não era do seu povo, desobedece a Deus e sai do plano que Deus havia traçado para ele. Age com irresponsabilidade, já se afastou tanto que não precisa mais ser responsável. Não perdeu somente a força, mas também os olhos, Juízes 16:21. A pessoa fica cega espiritualmente. A mulher é mais importante, o homem é mais importante. O prazer é mais importante.

1.5   Pode haver um culpado. Juízes 14:18c.

O companheiro é culpado da minha desgraça. E nesta lista de culpados normalmente entram os pais, Deus, os pais do cônjuge, e é claro, o cônjuge.

2.DESVANTAGENS DE UM CASAMENTO MISTO

2.1   Não há confiança. Juízes 14:18c; 16:5-6.

Quem vai confiar numa pessoa que tem interesses bem outros? Enquanto um quer ir para a balada, o outro quer ir para a igreja. Ou ficar em casa. Só um crente que não se importa mais com Deus nem com seu próprio futuro.

2.2   Dura muito pouco. Juízes 14:19c.

Não durou nem até o fim da festa. Como isto já se repetiu na vida de muitas pessoas. Quantos ficaram sozinhos no altar da igreja!

2.3   A própria pessoa sofre – fica só. Juízes 16:20.

Ele tinha deixado seu povo. O povo com quem convivia não era dele, e nada queriam com ele porque eram inimigos. E agora Deus o deixa só. Ficou sem força, sem a vista, e sem Deus.

2.4   Pode haver um culpado. 16:18-30.

“Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim”. Sansão servia de escárnio e zombaria para muitas pessoas. Zombavam também de Deus, cultuando o seu ídolo Dagon. Juízes 16:24. Onde estava o Deus de Sansão? Nesta angústia “abraçou-se Sansão com as duas colunas do meio…” Não havia mais mulher para abraçar. Juízes 16:29.

“Morra eu com os filisteus”. Juízes 16:30. Será que só a morte podia resolver seu problema? Só a morte? Até que ponto chegam as pessoas, algumas até crentes. Porque parece insuportável a rejeição e a solidão. E, sim, se perde a vontade de viver.

CONCLUSÃO: Quando a pessoa quer casar, pouco pensa nestas situações. Está apaixonada. Ignora a razão. Pouco pensa na vida que vai ter depois com uma pessoa que não é do seu povo. Que é, literalmente, seu inimigo. Se fez promessas, não as poderá cumprir, pois não tem a natureza espiritual necessária.

Se estiveres namorando com alguém não crente, só case depois dele se converter, e mostrar frutos dignos de arrependimento. Se não, separe-se. Vai ser difícil? O que será mais difícil, se separar dele, ou pensar nas desvantagens deste tipo de casamento? O importante que se pode dizer a cada jovem é que Deus se interessa pessoalmente por você e seu futuro. Creia em Deus e deposite em suas mãos a sua vida. Ore. Leia a Palavra de Deus.

Outros textos que se referem ao mesmo assunto: Êxodo 34:15-16; Deuteronômio 7:2-4; Josué 23:12-13; I Reis 11:2; Malaquias 2:10-17; II Coríntios 6:14-18; 7:1.

Pr.HWRosin. Pregado em: 01/04/79 – Barro Preto (IB Monte Alvão); 26/07/87 – IB do Viegas; 07/01/90 – PIB Cancela Preta.

2 Respostas to “VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM CASAMENTO MISTO(sermões)”

  1. laureta Says:

    o casamento é algo muito serio.
    Por isso, se ñ estas preparado(a) ñ casa.

    • helwaro Says:

      helwaro Disse:

      laureta, pena que muitas vezes só se descobre isso, quando as pessoas já estão muito machucadas. Sei que o perdão pode renovar um relacionamento. Mas seria muito bom (não sei sua idade) que todos pensassem como você. Que Deus te abençoe. Pr. Helmuth.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: