A BASE E O CASAMENTO(sermões de casamento)

Deuteronômio 24:5

INTRODUÇÃO: Temos na igreja um curso de preparação para o casamento, mas é claro que não se pode estudar tudo num curso de três horas. Há muitas coisas que ficam de fora, tendo-se apenas a base, coisas que podem atrapalhar, avisos de alerta e alguns princípios que regem o casamento. Mas há outras coisas importantes. Vejamos algumas que a Bíblia ensina:

1. O SENHORIO DE CRISTO

Mateus 6:33 “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Quais coisas? Mateus 6:25 “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida…” As preocupações não ajudam, atrapalham. Demonstra falta de confiança em Deus. Lucas 9:23-24 fala da importância de se dedicar ao Senhor Jesus. E João 10:10b fala do significado: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” É este o tipo de vida que Deus através de Jesus Cristo quer para vocês.

2. O CASAMENTO

O que é o casamento pelo qual devem se esforçar?

2.1   Prioridade do outro.

Deuteronômio 24:5 “Quando algum homem tomar uma mulher nova, não sairá à guerra, nem se lhe imporá carga alguma; por um ano inteiro ficará livre na sua casa, e alegrará a sua mulher, que tomou.” Claro que em nossos dias dificilmente poderíamos esperar que o homem ficasse livre por um ano. Contudo existe um princípio bíblico bem definido aqui. É o de que as primeiras semanas do casamento são uma época crucial para o jovem casal. “Promover felicidade” significa literalmente em hebraico “conhecer sexualmente e compreender aquilo  que é delicadamente agradável a ela” no relacionamento físico. Pensar no outro em termos de prioridade é muito importante.

2.2   Distância dos pais.

Efésios 5:31 “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.”

Antes de ter o pecado entrado na raça humana, duas ordens foram dadas a Adão. Uma foi a de que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal. A outra ordem foi a de que mantivesse os pais fora do casamento dos filhos. Aliás, esta dita pelo próprio Adão. Gênesis 2:24. Olhando pelos corredores do tempo às futuras causas de problemas no casamento, Deus disse que os pais não deviam se envolver com o casamento dos filhos. Separar-se física, emocional e financeiramente dos pais é a melhor maneira possível de se iniciar uma nova unidade familiar.

2.3   Tempo ao outro.

I Pedro 3:7-8. O Dr. Ed Wheat nesta parte dá o seguinte conselho: “Não comprem um aparelho de televisão por pelo menos um ano.” Pode parecer absurdo, mas vocês sabiam que a televisão pode ser o maior e mais sutil ladrão do seu tempo? Ela roubará aqueles momentos que você deveria estar devotando ao seu cônjuge, e, mais tarde à sua família. Não se dá nada, nem se recebe coisa alguma, quando se passa o tempo assistindo televisão. E ele completa dizendo: “Marido, a Escritura lhe ordena que faça duas coisas: Primeiro, estude a Palavra; a seguir, estude sua esposa. Viva com ela. Fiquem totalmente à vontade juntos, com pleno conhecimento um do outro.” É isso que  é casamento. (Do livro: Sexo e intimidade.)

2.4   Aprendendo a perdoar.

Efésios 4:26 “Não se ponha o sol sobre o vossa ira.” Colossenses 3:13 “Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.”

A Bíblia nos admoesta a que não abriguemos a ira de forma que ela se transforme em ressentimento ou amargura. Algumas pessoas ficam a fervilhar, intimamente furiosos por dias ou semanas a fio a respeito de uma dificuldade que tiveram. Mas não é isso que Deus quer, porque isto prejudica o casamento. Resolvam as atitudes negativas de um para com o outro até o fim do dia, ou não vão dormir até que o tenham feito. Acertem isso entre vocês no início do casamento. Os conflitos são inevitáveis. Mas o conflito só se transforma em problema se não for rapidamente solucionado. Perdoado.

CONCLUSÃO: Estas são coisas que vocês precisam praticar a partir de hoje. Sei que já estão fazendo isso enquanto se preparam para o casamento. Mas agora o curso é intensivo. Intensivo em atividade, mas não em duração.

Pr.HWRosin. Pregado em: 05/07/97 – Pib de Paciência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: