CONHECENDO O CAMINHO(sermões)

João 14:4-6 

 Introd.: Neste capítulo, Jesus começa a dar as últimas instruções aos discípulos, e é normal que os discípulos façam perguntas sobre o que não entendiam. As instruções estão em João 13:31-14:31. (Pedro fala em 13:36, 37; Tomé em 14:5; Filipe em 14:8; e Judas em 14:22.)

            Mas a afirmação de Jesus que fez com que Tomé ficasse sobressaltado, está no v. 4, onde Jesus diz que eles sabiam para onde ele iria e que conheciam o caminho.

            Tomé diz que isso não era assim: “nós não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?” Jesus havia dito em João 13:33 “Para onde eu vou não podeis vós ir.” Mas os discípulos não tinham condições de entender isso. Não sabiam o que isso significava. Por isso a pergunta de Tomé.

            Na resposta de Jesus temos um dos versículos mais importantes da Bíblia, em termos de identificação e significado da pessoa de Jesus. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ai Pai senão por mim.”

            1. Jesus é o caminho.

            Um comentarista falando sobre este texto o explica dizendo o seguinte: “Jesus não só nos explica ou mostra a direção, na qual devemos ir, mas ele nos toma pela mão e nos guia; ele vai conosco; ele nos fortalece e guarda e nos aponta o caminho em cada novo dia. Ele não fala conosco sobre o caminho. Ele é o caminho.” (Barclay p. 210/11) Mas, eu creio, irmãos, que ainda não é bem isso. Não é menos, mas é mais que isso. Não que Jesus não nos leve pela mão, simbolizando assim o caminho da reconciliação. Se assim fosse a morte de Jesus não teria sido necessária. O caminho não está em Jesus, no sentido de poder ser tirado dele, mas Jesus é o caminho. O caminho está nele, na pessoa de Jesus. Não como condutor, mas como Salvador.

 I João 2:2 Ele, Jesus, é a “propiciação pelos nossos pecados.”

            2. Jesus é a verdade

            Jesus com sua morte e ressurreição é a propiciação pelos nossos pecados, e é também a verdade.

            Ele não ensina, como muitas religiões e filosofias, ‘verdades’ a respeito de Deus ou de nós. Verdade no singular. Há uma só. E tem o sentido de ‘verdadeira realidade’. Em Jesus nós encontramos a realidade do Deus vivo. (Boor p. 99/100) “Isto é, a revelação completa de Deus mesmo, a verdade que o homem deve apropriar-se pessoalmente para ser salvo.”(Bonnet v.2, p. 277/8)

            3. Jesus é a vida

            Jesus não só nos mostra ou dá a vida, mas nós a temos ‘nele mesmo’ (I João 5:12,20). De tal forma que ele é para o crente a fonte única da vida da alma, da vida eterna (João 11:25). De modo que, todo o que não toma esta vida nele, permanece na morte.

            A vida está em Jesus. A vida é Jesus.

CONCLUSÃO: A razão humana sempre procura longe o que a palavra de Deus apresenta bem próximo. Tomé.

            A razão humana procura em meio a dificuldades, o que Deus nos oferece de graça.

            O homem procura Deus, para então chegar a uma vida perfeita; Deus, envia Jesus para através dele podermos chegar a Deus.

            Se para os discípulos foi difícil entender, para nós não precisa ser mais. Não é mais difícil porque Jesus nos mostrou o que significa. Não podermos ir ao lugar  ao qual ele foi. Ele foi ao Calvário, porque ali ele realizou o caminho da vida para todos nós. Em nosso lugar.

            Conhecemos o caminho: Conhecendo Jesus.

Barclay, Johannesevangelium v.2. p. 210/211.

Bonnet, Com. Exegético…v.2 p. 277/8.

Boor, Johannesevangelium, v.2. p. 99/100.

Boyer, João. p. 177.

Jamieson, Com. del NT. v.2. p. 213.

PrHWRosin. Pregado em: 24/09/95 Urucânia

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: