DEBUTANTE I(sermões -15 anos)

PROVÉRBIOS 1:7-14

Maria, este momento, este dia, tem um sentido especial para você. Mas o que diremos? Falaremos para hoje ou para amanhã? Falaremos para um ano ou para a vida? Para falar para toda a vida é só através de um princípio: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Prov. 1:7. O que significa isto? Do v. 8 em diante vem a explicação.

1. O PRIMEIRO CAMINHO 1:8-9

É um caminho simples, Maria, nada de espalhafatoso; nada de material, só a beleza e a autoridade que se conquista com dificuldade, e que são fruto da bondade; não do poder.

2. O SEGUNDO CAMINHO

O texto nos fala de duas coisas:

2.1. A oferta: 1:11-14

Um caminho que é atraente por oferecer um caminho rápido para emoções e influências (como toda a tentação).

2.2. A realidade: 1:15-19

Depois das palavras desafiadoras do v. 11, parece que o v. 16 faz pouco efeito – até cair o alçapão no v. 18. O v. 19, confirmando a lição, mostra a conexão necessária entre ganhar o mundo e perder a alma.

Maria, é este o princípio, com outras palavras: “Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33.

Se fores escrava como a moça de II Reis 5:1-14+15, “Então voltou (Naamã) ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e veio , e pôs-se diante dele. E disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, te peço que tomes uma benção do teu servo.”

Se fores uma rainha como nos conta Ester e em 8:3 nos conta como salvou seu povo, intercedendo por ele: “Falou mais Ester perante o rei, e se lhe lançou aos pés, e chorou, e lhe suplicou que revogasse a maldade de Hamã, o agagita, e o seu intento que tinha intentado contra os judeus.”

Se fores apenas uma moça que não se desviará do amor verdadeiro pelo galanteio de um rei, como em Cantares, onde a Sulamita, preferiu ser fiel ao seu amado. Cantares 2:16, “O meu amado é meu e eu sou dele; Ele apascente o seu rebanho entre os lírios.” (8:11-14).

Se fores sábia, serás como todas elas, o temor do Senhor, será o seu caminho, Maria. Serás alegria para Deus, para você, seus pais, seus irmãos e amigos.

 PrHWRosin. Pregado em: 09/10/93 Urucânia – 10/10/98 Urucânia.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: