PAIS,FILHOS,BÍBLIA,CULTURA,NAMORO(sermões)

EFÉSIOS 6:1-4

O livro “O Mito da Grama mais Verde” começa o 5o. capítulo falando a pessoa casadas: “Quando você nasceu, casou-se –  casou-se com uma companheira que palmilhará o caminho da vida com você até o fim. Você jamais acordará qualquer manhã nem irá dormir qualquer noite sem que essa companheira esteja bem ao seu lado. Essa companheira nunca o deixará por falta de sustento. Você nunca a poderá processar, requerendo sustento separado. É impossível divorciar-se dela. Quer você goste quer não, você e essa companheira estarão juntos até que a morte os separe.

Tentação – esta é a sua companheira vitalícia”. p. 77 (Allan Richardson)

Será que nós pais esquecemos o que é isso?  O que é tentação? E como regularmente a tentação sutilmente procura incluir em nossas vidas algo que não queremos?

Será que nós pais sabemos disto?

Por que então não ajudamos os nossos filhos jovens e adolescentes a não ficarem expostos a tentações sexuais?

O que a sociedade faz? Qual é o histórico da situação?

Quem é teu namorado? Ela é tua namoradinha! Desde criança. E quando os adultos não fazem assim é como se fossem estranhos. Se fossem de outro planeta. E quando uma criança dá um beijo em outra, mesmo que seja na boca: Que bonitinho!

O que a cultura faz com o crente? Quanto o crente deveria permitir que a cultura influísse em sua vida?

Já vi um pai crente incentivar seu filho adolescente a levar uma menina adolescente para a cama. Como se isso fosse importante! Depois ele disse que seu filho já era homem… Alguns pais gostam quando seus filhos são precoces em termos de namoro ou sexo. Mas o que fazem? Desvirtuam o verdadeiro sentido da vida, e o verdadeiro sentido do sexo e namoro.

Quando uma laranja cai do pé antes do tempo, não significa que esteja madura. Significa que ou ela está bichada, ou então está podre. Apodrece por alguma deficiência que a faz adoecer, e assim apodrecer. O adolescente, jovem, precisa amadurecer naturalmente.

Quando os pais, principalmente os pais, esperam algo de seu filho ou filha, normalmente os filhos querem satisfazer esse desejo. É uma necessidade demonstrar o amor que ele tem pelos pais e assim não quer decepcioná-los.Os adolescentes são desafiados pelos pais, mas são desafiados também pelos colegas. Por isso os pais deveriam ajudar aos adolescentes a superar o problema dos desafios dos colegas, e não carregá-los ainda com outros desafios.

Por que os adolescentes se beijam? Curiosidade? Só? Descoberta? Afirmação? Ou para parecer importante ao grupo? O que estes adolescentes conversaram com os pais sobre isso? Esta é a questão! Mesmo que nesta idade nem tudo falem com os pais, deve haver a oportunidade para o diálogo.

Num jornal do dia 21/04/96, fala-se das mães adolescentes que continuam vivendo com os pais. Ao contrário do tempo de Nelson Rodrigues, onde a menina era posta na rua, quando grávida ou não. O problema é que este medo permanece até hoje. Esta ameaça sobre as adolescentes não acabou, por isso escondem os desejos e problemas dos pais.

Mãe, se sua filha tivesse relações sexuais, ela com certeza a procuraria para conversar?

Ou, se você mãe, a procurar, talvez ela amadureça sem que isto aconteça. Abra-se mãe, abra-se pai, permita que seu filho, sua filha fale sobre sexo. Sobre intimidades. Talvez você não saiba, então leia livros evangélicos sobre o assunto.

Um problema que vejo, é que se faz exigências dos adolescentes, que ainda são crianças, mesmo que não queiram sê-lo. Mas isso não muda a situação.

Quando um menor mata outro, ou está envolvido em qualquer acidente, seus pais são os responsáveis. Agora, quando uma adolescente engravida, a responsável é ela! Quando um adolescente engravida uma menina o responsável é ele! É ou não é? Por que nesta hora os pais acham que os filhos já deveriam estar sabendo o que estavam fazendo? As próprias leis reconhecem que eles não podem ser responsabilizados por seus atos. E muito mais, porque, nesta área a principal educação é dada em casa, ou pelo menos deveria ser assim.

Não há intenção de julgamento, mas de despertamento.

A responsabilidade é dos pais. O livro de Provérbios põe toda a responsabilidade nos pais (Pr. 13:24; 23:13; 29:17.).

O que fazer? Ler um livro!

p. 186-189. p. 192-194. Do livro: Um Cônjuge Amante e Amigo, de Dick Purnell. Editora: Candeia.

Nem dar as mãos. Como então os adolescentes namorariam? Não namorariam!! Mas, e se seu filho ou filha quiser namorar? Proibir? Para namorar escondido? Seria pior! Ou ele aceitaria: “Filhos obedecei em tudo a vossos pais…”?  E se ainda assim insistir? Dê-lhe limites claros. Sair sozinho? Para que? Ficar sozinho na sala? Sozinho no carro? Tudo pode ser uma avenida para a tentação! Lembre-se, que a responsabilidade pelo que o seu filho fizer é sua!!!

Filhos obedecei… Mesmo que seu colega ria de você por não ter beijado nenhuma menina. Mesmo que sua colega zombe, por você ainda ser virgem, ou não ter namorado. Você não precisa!!! O que? claro que eu preciso!!

“Em lugar de correr atrás do casamento, corra atrás do Senhor. ‘Busquei o Senhor e ele me acolheu, livrou-me de todos os meus temores.’Sl. 34:4. É excitante buscar o Senhor. Quando você confia nele, o sofrimento de não ter conseguido atrair alguém que desejou como companheiro começa a ir embora. Ela livra você do medo de jamais casar-se, assim como de outros temores.”p. 243. Dick Purnell, Um cônjuge amante e amigo.

A Bíblia é o manual cristão de comportamento. Mantenha o seu coração e a sua consciência sob o controle do Espírito Santo. p. 148.

É muito mais fácil dizer ‘não’ a alguém, do que dizer ‘sinto muito’ para Deus. p. 148.

Pais, filhos, bíblia, cultura, namoro.

Pr. HWRosin. Pregado em: 05/05/96 Urucânia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: