AS BÊNÇÃOS DE UMA VISÃO (SERMÕES/NATAL)

Lucas 1:5-25.

INTRODUÇÃO

Zacarias era um dos sacerdotes, segundo a ordem de Abias, que aguardava convocação para este ministério. Veio a ocasião através de sua turma que ficava duas vezes por ano, durante uma semana, com o serviço do templo. Eram 24 ordens. E lançada a sorte para saber quem deveria oferecer o incenso, caiu sobre Zacarias.

Era neste momento, quando o sacerdote sentia de fato o ministério sacerdotal, entrando no santuário diante do Senhor.

Durante a vida de Zacarias, já por muitas vezes a ordem de Abias servira no templo, e ele não havia sido escolhido. Agora “um anjo do Senhor lhe apareceu”…

O que foi que significou esta visão? Quais as bênçãos recebidas?

1.PRIMEIRA BÊNÇÃO: DEUS CONHECE SEU PROBLEMA ZACARIAS

Zacarias, de acordo com o versículo 6 deste texto, devia estar fazendo o cerimonial no temor do Senhor e com toda a dedicação. Conscientemente apresentava-se diante do Senhor. Mas quando vê o anjo, “turbou-se, e caiu temor sobre ele”, porque ele não esperava isso. Não esperava que Deus fosse responder desta forma. Mas o anjo o acalmou: “Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida;” Zacarias, o Senhor conhece o teu problema; Ele sabe o que pesa no teu coração e vai resolver o problema. “Tua mulher, Isabel, terá um filho”!!! “Lhe porás o nome de João.” Que resposta precisa! Que detalhes!

A bênção que Zacarias recebeu aqui: – Deus conhece o seu problema e promete resolvê-lo. Qual é o seu problema ouvinte? I Pedro 5:7 diz: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Zacarias deve ter pensado nesta ocasião como a última chance. Mas tinha mais.

2. SEGUNDA BÊNÇÃO: DEUS ATENDE AO SEGUNDO PEDIDO DE ZACARIAS

Quando o anjo fala com Zacarias a respeito da sua dúvida: “Eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade…” Como posso saber? Qual é o sinal?

O anjo responde com uma repreensão! Como Zacarias ousava duvidar de Gabriel, o anjo que assiste diante de Deus, com todos os detalhes que ele lhe havia dado? “E eis que ficarás mudo…” versículo 20. Na verdade, Deus entendeu Zacarias, e como é difícil crer, vendo a limitação humana. Com este “castigo” lhe deu certeza que era Deus quem estava prometendo dar-lhe o filho.

Irmãos, eu creio que Zacarias gozou, sorveu esta mudez. Mesmo que tenha demorado para poder falar novamente, este era o sinal de Deus.

Mas como teriam sido estes dias se ele cresse? Quando João nasceu, Zacarias cantou um cântico. Quantos ele poderia ter cantado durante estes nove ou dez meses de espera pelo nascimento de João? Como perdemos bênçãos pela falta de fé! Mesmo assim Deus entende a nossa fraqueza e às vezes nos emudece, adoece, priva, para nos mostrar que nos entende e nos ama.

Glorioso, isto.

3. TERCEIRA BÊNÇÃO: A BÊNÇÃO DE ZACARIAS.

Diz no versículo 21: “E o povo estava esperando a Zacarias…” Zacarias depois da cerimônia deveria abençoar o povo que esperava em oração. Mas ele não pode. Podem imaginar a frustração. Ele havia esperado uma vida inteira para servir no templo e agora não pode abençoar o povo. Ele estava mudo. Que tristeza.

Mas Deus havia providenciado uma bênção, mas não era igual a dos outros sacerdotes:A bênção era João! Versículos 14-17:

– Deus deu a Zacarias um filho;

– Deu a este filho uma missão;

– E deu ao povo uma bênção.

“Será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.” “Converterá a muitos…” “Para converter os corações dos pais aos filhos”… “Para converter os rebeldes à prudência…” Para fazer um povo novo, uma nova nação, versículo 17. “Com o fim de preparar um povo bem disposto.” Que bênção!!!

A bênção de Zacarias foi a maior bênção que Israel teve antes de Jesus.

CONCLUSÃO: Versículo 17 “E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias.” “Adiante dele” do Senhor, que veio para salvar o homem. Lucas 3:2-6. Receba esta bênção, pois isto é Natal.

Pr. HWRosin. Pregado em: 05/12/93 – Pib Urucânia; 24/12/2000 – Pib Urucânia.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: