JOÃO, O BATISTA, O GRANDE (sermões/natal)

Lucas 1:13-17; 15a.

INTRODUÇÃO:

Quem são os grandes? Há poucos a quem Deus chama de grandes. A avaliação de Deus é bem diferente da nossa e da do mundo. No mundo os príncipes, os soberanos, os reis, os militaristas, os estadistas, alguns filósofos, alguns artistas são chamados grandes. Só que este tipo de grandeza não é reconhecido por Deus.

Por que João foi chamado de grande? O que ele devia fazer? Nós não vamos nos ater somente na profecia sobre João, mas também no modo como ele viveu.

Poderíamos separar as atitudes de João para com os homens e para com Deus. Mas também isto é impossível, porque tudo que se faz para com Deus tem reflexo na vida dos homens. E a vida de João, o batista, foi uma vida dedicada a Deus. Vejamos as características.

1. JOÃO NÃO QUERIA SER GRANDE PERANTE OS HOMENS.

Ele reconhece em Mateus 3:11b e Lucas 3:16, ao falar de Jesus “cujas alparcas não sou digno de levar.”

Não havia alguém mais obscuro que ele. Nascido de um casal obscuro, desconhecido, da região montanhosa da Judéia. Que diriam Herodes, Pilatos, Cesar e os filósofos de Atenas, os doutores de Jerusalém, se alguém lhes dissesse que João, o batista, era o maior entre os homens? Jesus diz isso em Mateus 11:11 “…Entre os que de mulher tem nascido, não apareceu alguém maior do que João o batista;”

2. JOÃO ERA JUSTO, COMO SEUS PAIS.

Ninguém pode ter o favor de Deus, sem andar irrepreensivelmente em todos os mandamento e preceitos de Deus. Lucas 1:6, 80.

3. JOÃO ERA CORAJOSO E FIEL ATÉ A MORTE.

João, o batista não era “uma cana agitada pelo vento”, como diz Jesus em Mateus 11:7, quando pergunta: “Que saístes a ver no deserto?” Ele não somente falava contra o pecado, Mateus 3:7-10, mas também selou seu testemunho com seu próprio sangue.  Mateus 14:10-11.

4. JOÃO VIVIA SEPARADO DOS INTERESSES DO MUNDO.

Jesus repete a pergunta feita em Mateus 11:7 no versículo 8, e pergunta: “Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido?” E Jesus mesmo responde: “Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.” João o batista, não tinha interesse no mundo de riqueza e aparência, mas se vestia de pelo de camelo e comia gafanhotos com mel silvestre. Mateus 3:4. Ele não dependia dos outros, assim estava livre para fazer a vontade de Deus.

5. JOÃO COMPORTAVA-SE HUMILDEMENTE.

Não se mostrava orgulhoso com o seu ministério, iluminado com a glória dos céus, Mateus 3:5-6. Pregava de tal maneira que o povo se esquecia dele e ouvia a voz de Deus, por seu intermédio, Mateus 3:3.

6. JOÃO ERA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO.

Não era cheio da grandeza da sua própria vontade, nem de planos mirabolantes, de sua justiça, mas da grandeza de Deus que habitava nele.

7. JOÃO PRODUZIU FRUTOS PARA DEUS.

O homem verdadeiramente grande, como diz Lucas, “converterá muitos ao Senhor seu Deus”, Lucas 1:15-16. O maior prazer do homem grande perante Deus é o de ir adiante do Senhor anunciando a sua vinda. É o de habilitar, para o Senhor um povo preparado, Lucas 1:17. Deixar um povo preparado para o Senhor, para quem vive.

CONCLUSÃO: Ser como João, o batista. Não seremos os mais importantes. Mas teremos o mesmo Espírito, a mesma obra e o mesmo Deus. Este Deus que tem um modo diferente de ver do que os homens. Se somos fiéis receberemos galardão, se somos infiéis, ainda é tempo para trabalhar. Ainda há tempo para cumprirmos as profecias da Palavra de Deus.

Maria diz no seu cântico de louvor em Lucas 1:48: “Porque atentou na baixeza da sua serva.” Desta simplicidade Deus faz os grandes homens e mulheres. “Será grande diante do Senhor.”

És João diante do Senhor? Lembra do que Jesus fez por você? Lembras que é Natal, em voltarmos os nossos pensamentos ao que tudo deu? Não só deu tudo, mas faz-nos como João, grandes diante Dele.

Humilde, justo, corajoso e fiel, livre dos interesses terrenos, pregava sem vanglória, cheio do Espírito Santo, produziu frutos. Coisas simples, mas que fazem o dia a dia de uma pessoa que aceitou Jesus Cristo como seu Salvador. Isto é natal.

Pr. HWRosin. Pregado em: 17/12/78 – IB. Monte Alvão – RS.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: