OS MAGOS (sermões/natal)

Mateus 2:1-12.

INTRODUÇÃO:

O Fato.

Há várias idéias sobre de onde vieram os magos, mas a idéia mais corrente é a de que vieram da Pérsia. Isto porque naquela região havia uma religião monoteísta, que adorava a um só Deus, como os judeus. E como a Bíblia ensina.

Outro destaque é que Jesus nasceu como rei. Mateus 2:2. Ele não se tornou rei depois de certo tempo, ou por ser bom na batalha, ou por ser querido pelo povo. Foi um momento em que Deus se fez a si mesmo na forma mais fraca, a de uma criança recém-nascida. Mas mesmo assim era rei. E Jesus continua rei, independentemente do que o homem fizer.

Alguém gostaria de saber o que a Bíblia fala de Cristo? Da promessa da salvação? Quando os magos vieram falando do nascimento deste rei, até Herodes sabia como encontrar mais informações. Mateus 2:4. E os principais sacerdotes e escribas souberam dizer a Herodes exatamente o que ele esperava. Mateus 2:5. Eles sabiam o que estava escrito, mas não esperavam pelo rei. Estavam satisfeitos com a situação e não queriam mudar.

No versículo 9 de Mateus 2, novamente fala da estrela e como ela conduziu os magos até ao lugar onde estava Jesus. Tinham vindo para adorar ao rei, e o que fizeram?

1. SE FIXARAM NO OBJETIVO

1.1   Não adoraram a estrela. A estrela significou tanto para eles. Enviada por Deus para mostrar que o verdadeiro rei havia nascido. Eles não se impressionaram com o seu brilho, foram adorar Jesus. Este era o objetivo. Brilho, fama, sinais, isto era secundário.

1.2   Não adoraram Herodes. Herodes era rei. Mas apesar da sua importância, apesar de ter o poder nas mãos. Apesar da grandeza do palácio. Foram adorar Jesus. Quantos cidadãos brasileiros não gostariam de estar na rampa do Congresso, ao lado do presidente?

1.3   Não adoraram Maria, a mãe. Cinco vezes neste capítulo de Mateus “o menino” é mencionado antes de Maria (11, 13, 14, 20, 21). Era uma criança maior que sua mãe. Maria foi um meio, Jesus um fim. Por isso foram adorar Jesus. Não supervalorizemos a denominação, o templo, a Bíblia, líderes religiosos.

1.4   Não adoraram os presentes (os bens, riquezas). Apesar de muito valiosos e desejados, para os magos eles eram menos que Jesus. Ouro, incenso, mirra. Bens valiosos. Jóias caras. Propriedades imensas. Tudo ficou para trás, eles olhavam firmes para a frente: queriam adorar Jesus.

2. ADORAÇÃO E FÉ

Por que adoraram Jesus? Conforme os versículos 11 e 16 de Mateus 2, Jesus tinha um pouco menos de dois anos de idade. Parecia um menino como outro qualquer. Ele não parecia rei. Mas os magos, desde o início estavam a caminho por causa do rei que não viam (Fé.). Mas eles tinham uma promessa, e uma estrela mostrava o cumprimento da promessa.

A estrela somente pode conduzi-los porque criam em Deus.

A humilde casa em que Jesus estava não dava nenhum indício que Ele subiria ao trono. Mas eles aceitaram a Palavra de Deus pela profecia e a direção da estrala e prostraram-se aos pés de Jesus. Não porque Ele parecia um rei, mas porque para eles Ele era um rei. Reinava na vida de cada um deles. O nascimento de Jesus fez a diferença na vida deles e no mundo.

CONCLUSÃO: Quantas experiências os magos tiveram neste caminho. Mas no final encontram Jesus e lhe dão presentes. Os presentes são uma forma de expressão do valor daquela pessoa. Os magos haviam dado a vida a Deus, mas estavam dando os bens também.

Jesus hoje nos parece um rei? De forma alguma. Parece fraco. Desprovido de poder e autoridade. Fazem com Ele e com o nome dEle o que bem entendem. Mesmo assim Ele é o Rei!!! Porque a Palavra de Deus o diz. Vamos adorá-lo! Que tal deixar as coisas secundárias fora neste Natal? As estrelas, pessoas importantes, jóias, riquezas, bens, brilhos.

Ele quer ser o seu Rei hoje. Faça como os magos: creia. Tenha fé. “E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:33.” Filipenses 2:10,11 “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra./E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

Pr. HWRosin. Pregado em: 22/12/85 – Pib Cancela Preta; ../../91 – IB Memorial; ../10/91 – IB Alberdi, Rosário, Argentina; ../01/92 – 18/03/2001 – Pib Urucânia

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: