OS FRACOS NA FÉ(sermões)

Rom. 14:1-12   Os fracos na fé                                                                     INTRODUÇÃO: O capítulo 14 de  Romanos começa assim: “Ora, quanto ao que está fraco na fé, recebei-o…”Quem é o fraco na fé?

Qual é o irmão que precisa de uma compreensão maior?

Por que ele é fraco? O que significa isso?

1- Os motivos da fraqueza.

1.1- Atitude deliberada – Colossenses 2:6-7+4.

Aqueles que já crêem em Cristo, mas dão ouvidos a ensinos que fazem com que a sua fé saia do único fundamento verdadeiro para crer em outras coisas, ou adicionar outros valores à fé em Cristo. Como a lei, por exemplo.

1.2- Falta de conhecimento I Coríntios 8:7a.

“Mas nem em todos há conhecimento.” Por terem falta de conhecimento de Cristo, do alcance da sua salvação, ainda procuram fazer coisas que crêem que vão ajudar na salvação. “Não chegaram ao pleno conhecimento da fé”.

2- Evidências da fraqueza

O NT é rico em textos que mostram os obstáculos dos fracos na fé: Colossenses 2:16-23; I Coríntios 8:1-13; Romanos 14:1-15:3; Gálatas 4:9-10.

Os fracos se evidenciam na abstinência à carne (Rom. 14:2) principalmente do uso da carne sacrificada (I Cor. 8:7), como na observância de determinados dias (Rom. l4:5), meses, tempos e anos (Gl. 4:10), como também em seguir tendências ascéticas  e legalistas.

Devemos lembrar que há judeus entre eles e que muito valorizavam a lei. Entre nós não há judeus mas ainda assim é mais fácil seguir as coisas, regras e leis.

3- Formas de ver a fraqueza

3.1- Buscar a correção

Como vimos em Gálatas 4:9 devemos fugir de atitudes e comportamentos com as evidências dos fracos na fé. E em I Coríntios 11:30, onde a fraqueza provém da desobediência à Palavra de Deus, há a exortação para o auto-julgamento, no sentido de haver correção. Eles haviam recebido “heresias”, v. 19. Ensinos falsos, como os da Galácia.

Hoje em dia as evidências da fraqueza muitas vezes são valorizadas como sendo de crentes fortes (Rom. 15:1). A pessoa que faz isto ou aquilo, ou que não faz isto ou aquilo, é considerada forte, mesmo que dependa disso para ter certeza da salvação.

Por isso, irmãos, o grande perigo em colocarmos, na igreja normas de comportamento em termos de vestimenta, pois a pessoa que seguisse essas normas, apenas pelas normas, seria um crente fraco na fé. Nós precisamos evitar, de sermos tropeço como igreja para o desenvolvimento da fé de um irmão.

Agora se eu sou fraco na fé não devo julgar o meu irmão por fazer coisas que eu não aceito. Devo orar por ele, mesmo não entendendo. Eu preciso buscar correção para mim.

Mas se eu sou forte na fé da mesma forma não devo julgar o fraco nas suas atitudes, mas ajudá-lo.

3.2- Compreendendo e amando os fracos.

Posso não entender as suas exigências; posso não entender as suas atitudes — Deus o entende, Romanos 14:4 “Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio Senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.” Deus está cuidando dele. Eu devo fazer a mesma coisa.

Não julgá-lo, mas amá-lo. Amar é “agradar ao seu próximo.” Rom. 15:2. Porque Cristo fez isto também: Rom. 15:3 “Porque também Cristo não agradou a si mesmo…”

CONCLUSÀO: Um exemplo atual. Mini-saia. Uma moça pode dizer: “Bem, não importa como eu me visto, porque Deus, na verdade me vê sem roupa. Então, não importa como eu me visto. Isto não influi na minha salvação!” Certo? Certo! Ela estaria no grupo dos fortes na fé. Mas não estaria no grupo dos que amam seus irmãos. Tanto pelo exemplo – porque pelo seu exemplo outras moças poderiam imitá-la sem terem a mesma segurança dela; e quanto, pelo problema moral que ocasionaria para os outros membros da igreja.

Não se exige que os fracos suportem os fortes, mas que os fortes entendam os fracos e se adaptem no sentido de não ser empecilho para o crescimento da sua fé.

Pr.HWRosin – Pregado em: 20/08/95 Urucânia.

Uma resposta to “OS FRACOS NA FÉ(sermões)”

  1. Mathias Says:

    Essa é uma reflexão que tenho tido nos ultimos meses, sobre a fé.
    Engraçado que muitas vezes parece que somos completamente fracos em nossa fé, porém quando entendemos e vemos aonde nossa fé pode nos levar e o que ela pode causar na vida daqueles que estão a nossa volta, conseguimos entender quem é Deus.

    Palavra que eu amo cada dia mais e mais… FÉ…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: