FRUTIFIQUE – LEVANDO CRISTO A TODO O BRASIL(Sermões/missões)

João 15:16

Introd.: Missões Nacionais. Voltamos a falar em missões. Será que isto não termina nunca? Missões Mundiais em março e abril; Missões Urbanas em julho; e agora Missões Nacionais em setembro e outubro.

Por que fazer missões?

Creio, irmãos, que quando foi escolhido este tema também para Missões Nacionais, não pensou-se no sentido do texto.

Eu pessoalmente tenho olhado para a divisa e para o texto como um desafio à multiplicação de membros.

Frutificar, seria ganhar pessoas para Jesus. Mesmo que possa haver este sentido em termos de ovelha produz ovelha, neste texto, a forma de colocar as coisas é diferente.

Vejamos o que diz o texto: ou, o que diz Jesus:

1. JESUS DIZ: EU VOS ESCOLHI.

A Bíblia mostra que o homem pecou. O homem, à semelhança do Filho Pródigo, deixou a casa paterna, para viver longe de Deus. Se na história do Filho Pródigo, o Pai espera a volta do filho, na nossa história, o Pai manda o Filho ao nosso encontro. Ou melhor, em busca dos homens.

Quando ainda escravos do pecado, inimigos de Deus (Rm 5:8,10), “Cristo morreu por nós”, vindo ao encontro do homem. Sempre a iniciativa foi de Deus. Ele esperava pela nossa escolha, mas Ele veio ao nosso encontro.

Jesus diz aqui aos discípulos: Eu vos escolhi.

Jesus diz a você aqui hoje: Eu o escolhi. E isto é muito importante, porque nós fazemos parte do plano de Deus. Cada um faz parte deste plano.

O que mais Jesus diz?

2. JESUS DIZ: EU VOS NOMEEI.

Uma outra tradução, fala: “Eu vos designei…”

Nomeação é: “atribuição de cargo ou função” diz o dicionário. Portanto fomos nomeados por Jesus à semelhança dos 12 em Marcos 3:14; ou dos 70 em Lucas 10:1; ou de Paulo em I Timóteo 3:7 “Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.”

Nós, todos os crentes em Jesus Cristo temos uma nomeação por parte dele. Uma atribuição. Nomeados para que? Veremos isso daqui a pouco.

Mas o que Jesus diz mais?

3. JESUS DIZ: EU VOS ENVIEI

Não há dúvida, de que, se nós somos enviados, há um por que para isso. Sendo enviados, há um destino para o envio, e ao mesmo tempo um fim a ser alcançado.

Outra questão importante é vermos que não estaremos indo em nosso próprio nome, mas sendo enviados por Jesus, andamos em nome de Jesus.

– Mas, por que Jesus diz: Eu vos escolhi, eu vos nomeei, e eu vos enviei?

Ele diz:

– Eu vos escolhi – para que deis fruto.

-Eu vos nomeei – para que deis fruto.

– Eu vos enviei  – para que deis fruto.

Sim eu fui escolhido, sou salvo. Fui nomeado para dar frutos, e enviado para dar frutos. Mas então estes frutos não são novas vidas?

Tudo está no entendimento desta questão!

O que foi que Jesus fez?

Ele me pegou, pecador, transformou a minha vida. Eu não tinha objetivo, ele me deu um objetivo. Não tinha rumo, me deu uma direção. Só tinha pecados para apresentar, agora com Jesus em minha vida é natural que tenha frutos.

O fruto pode ser um novo discípulo, mas isto não é o que me identifica como fiel seguidor de Jesus. Mesmo um não crente pode ser usado pelo Espírito Santo para levar alguém a Jesus.  Nem por isso ele tem este fruto de João 15:16.

Em Mateus 7:16, 20, diz: “Pelos seus frutos os conhecereis.” Jesus diz isto para que se identificasse os falsos profetas pelos seus frutos. Podiam ter convertidos. Mas estes não seriam os frutos.

Em Mateus 3:8 e Lucas 3:8 diz: “Produzí pois frutos dignos de arrependimento.” E Gálatas 5:22: “O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Isto tudo faz parte do que Jesus quis dizer ao falar no fruto. Eu vos escolhi, nomeei, enviei. Este fruto só acontece porque Jesus, ou o Espírito Santo está na nossa vida.

“Fruto significa a ação da fé na vida da pessoa ou da igreja.” (Coenen p. 401)

CONCLUSÃO:

E aqui voltamos a missões. Missões não é uma obrigação do crente. Missões é uma obrigação de Jesus que vive no crente. E todas as vezes que se falar em missões, Jesus que está em mim, vai dizer: -Isto é comigo!

Isto é algo totalmente natural para ele. Ele é missões. Vivendo com Jesus a nossa vida transforma-se em uma vida de missões.

É natural para Jesus, porque “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna.”

Missões é a vida de Jesus.

Missões é a nossa vida, porque nossa vida é Jesus. Por isso missões não é só no tempo de campanha, é sempre. Os discípulos são conseqüência da ação do Espírito Santo. Mas eu estou em campanha de missões permanentemente, isto é, dando frutos naturais da vida de Jesus.

Pr.HWRosin.

Deixe uma resposta

