FRUTIFIQUE – LEVANDO CRISTO A TODO O BRASIL(Sermões/missões)

João 15:16

Introd.: Missões Nacionais. Voltamos a falar em missões. Será que isto não termina nunca? Missões Mundiais em março e abril; Missões Urbanas em julho; e agora Missões Nacionais em setembro e outubro.

Por que fazer missões?

Creio, irmãos, que quando foi escolhido este tema também para Missões Nacionais, não pensou-se no sentido do texto.

Eu pessoalmente tenho olhado para a divisa e para o texto como um desafio à multiplicação de membros.

Frutificar, seria ganhar pessoas para Jesus. Mesmo que possa haver este sentido em termos de ovelha produz ovelha, neste texto, a forma de colocar as coisas é diferente.

Vejamos o que diz o texto: ou, o que diz Jesus:

1. JESUS DIZ: EU VOS ESCOLHI.

A Bíblia mostra que o homem pecou. O homem, à semelhança do Filho Pródigo, deixou a casa paterna, para viver longe de Deus. Se na história do Filho Pródigo, o Pai espera a volta do filho, na nossa história, o Pai manda o Filho ao nosso encontro. Ou melhor, em busca dos homens.

Quando ainda escravos do pecado, inimigos de Deus (Rm 5:8,10), “Cristo morreu por nós”, vindo ao encontro do homem. Sempre a iniciativa foi de Deus. Ele esperava pela nossa escolha, mas Ele veio ao nosso encontro.

Jesus diz aqui aos discípulos: Eu vos escolhi.

Jesus diz a você aqui hoje: Eu o escolhi. E isto é muito importante, porque nós fazemos parte do plano de Deus. Cada um faz parte deste plano.

O que mais Jesus diz?

2. JESUS DIZ: EU VOS NOMEEI.

Uma outra tradução, fala: “Eu vos designei…”

Nomeação é: “atribuição de cargo ou função” diz o dicionário. Portanto fomos nomeados por Jesus à semelhança dos 12 em Marcos 3:14; ou dos 70 em Lucas 10:1; ou de Paulo em I Timóteo 3:7 “Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.”

Nós, todos os crentes em Jesus Cristo temos uma nomeação por parte dele. Uma atribuição. Nomeados para que? Veremos isso daqui a pouco.

Mas o que Jesus diz mais?

3. JESUS DIZ: EU VOS ENVIEI

Não há dúvida, de que, se nós somos enviados, há um por que para isso. Sendo enviados, há um destino para o envio, e ao mesmo tempo um fim a ser alcançado.

Outra questão importante é vermos que não estaremos indo em nosso próprio nome, mas sendo enviados por Jesus, andamos em nome de Jesus.

– Mas, por que Jesus diz: Eu vos escolhi, eu vos nomeei, e eu vos enviei?

Ele diz:

– Eu vos escolhi – para que deis fruto.

-Eu vos nomeei – para que deis fruto.

– Eu vos enviei  – para que deis fruto.

Sim eu fui escolhido, sou salvo. Fui nomeado para dar frutos, e enviado para dar frutos. Mas então estes frutos não são novas vidas?

Tudo está no entendimento desta questão!

O que foi que Jesus fez?

Ele me pegou, pecador, transformou a minha vida. Eu não tinha objetivo, ele me deu um objetivo. Não tinha rumo, me deu uma direção. Só tinha pecados para apresentar, agora com Jesus em minha vida é natural que tenha frutos.

O fruto pode ser um novo discípulo, mas isto não é o que me identifica como fiel seguidor de Jesus. Mesmo um não crente pode ser usado pelo Espírito Santo para levar alguém a Jesus.  Nem por isso ele tem este fruto de João 15:16.

Em Mateus 7:16, 20, diz: “Pelos seus frutos os conhecereis.” Jesus diz isto para que se identificasse os falsos profetas pelos seus frutos. Podiam ter convertidos. Mas estes não seriam os frutos.

Em Mateus 3:8 e Lucas 3:8 diz: “Produzí pois frutos dignos de arrependimento.” E Gálatas 5:22: “O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Isto tudo faz parte do que Jesus quis dizer ao falar no fruto. Eu vos escolhi, nomeei, enviei. Este fruto só acontece porque Jesus, ou o Espírito Santo está na nossa vida.

“Fruto significa a ação da fé na vida da pessoa ou da igreja.” (Coenen p. 401)

CONCLUSÃO:

E aqui voltamos a missões. Missões não é uma obrigação do crente. Missões é uma obrigação de Jesus que vive no crente. E todas as vezes que se falar em missões, Jesus que está em mim, vai dizer: -Isto é comigo!

Isto é algo totalmente natural para ele. Ele é missões. Vivendo com Jesus a nossa vida transforma-se em uma vida de missões.

É natural para Jesus, porque “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna.”

Missões é a vida de Jesus.

Missões é a nossa vida, porque nossa vida é Jesus. Por isso missões não é só no tempo de campanha, é sempre. Os discípulos são conseqüência da ação do Espírito Santo. Mas eu estou em campanha de missões permanentemente, isto é, dando frutos naturais da vida de Jesus.

Pr.HWRosin.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: